• Criminal

Informativo 326 - Toxicologia Forense

 

Dicas da Perícia ↓

Toxicologia Forense

12/06/2015

A Seção de Toxicologia Forense é integrante da Divisão de Laboratórios da Polícia Científica do Paraná e está fisicamente situada no Instituto Médico-Legal de Curitiba. Concentra e atende as demandas de perícias na área de toxicologia provenientes de todo o Estado do Paraná. É composta por Peritos Oficiais Toxicologistas que atendem às requisições periciais de outros peritos, autoridades policiais, autoridades judiciárias e de membros do Ministério Público.

Na Seção de Toxicologia Forense são empreendidas as perícias toxicológicas, mais especificamente as análises toxicológicas em matrizes biológicas. Isso significa que o trabalho debruça-se sobre a análise toxicológica - em sua dimensão biológica e química - de amostras do corpo humano como sangue, urina, conteúdo gástrico e órgãos. Essas matrizes podem ser coletadas de pessoas vivas, mortas e também dos locais de crime.

Uma das perícias toxicológicas mais conhecidas é o exame de dosagem alcoólica, requisitado em acidentes de trânsito, de trabalho, blitz, dentre outros cenários. Para além desse exemplo, a perícia toxicológica, de forma geral, é realizada buscando a detecção de substâncias químicas diversas que podem ter influenciado um sistema biológico - como uma pessoa - em casos de suicídio, homicídio, acidentes, violência sexual, dentre outros.

Algumas vezes são solicitadas perícias toxicológicas para identificação de substâncias que não são comuns, considerando o elenco de possibilidades analíticas. Nesses casos há necessidade de avaliar as possibilidades científicas da perícia solicitada, estudar e - quando e se possível - desenvolver método que atenda à solicitação.

O Laboratório de Toxicologia Forense atende de segunda a sexta, das 7h às 18h. Fora deste horário trabalha integrado ao plantão do Instituto Médico-Legal, somente para a coleta de amostras. O chefe da seção é o Perito Eduardo Rodrigues Cabrera e os telefones para contato são (41) 3321-8130 e (41) 3321-8131.

 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem