• Criminal

Informativo 326 - PREVIDA - Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas


 

CAOP ↓

SEMANA PREVIDA - Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas

12/06/2015

No dia 26 de junho comemora-se o “Dia Internacional de Combate às Drogas”, e no período de 19/06/2015 a 26/06/2015, será realizada a PREVIDA - Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas (flyer de divulgação), com o tema “Internet e outras Dependências – Todos pela Prevenção”.  A programação realizada na Capital poderá nortear as atividades locais e/ou regionais que estimulem a disseminação de conhecimento, o debate e a reflexão sobre medidas de prevenção do uso, abuso e da dependência de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. O debate tem ampla repercussão no âmbito criminal, motivo pelo qual é importante que as Promotores de Justiça procurem se fazer presentes nos espaços de discussão da temática nos Municípios, especialmente com intervenções junto às escolas ou incentivando os Municípios a debaterem a temática.

O leilão de bens apreendidos do tráfico de entorpecentes também acontecerá durante a semana, conforme edital em Kuss Leilões.

O protagonismo das Promotorias de Justiça em atividades alusivas à PREVIDA deverá ser comunicado ao Centro de Apoio, que se coloca à disposição para auxiliar na divulgação dos eventos. Ressalta-se que as escolas públicas e particulares do Paraná receberam orientações para a realização de atividades (inter)disciplinares e os dois eventos realizados na sede do Ministério Público serão transmitidos pela webcast e poderão ser retransmitidos nos Municípios, onde se entender conveniente a temática abordada.

Nesse aspecto, o MPPR, por meio do Projeto Estratégico SEMEAR – Enfrentamento ao Álcool, Crack e outras Drogas e  do CEAF, sediará, nos dias 22/06/2015 e 24/06/2015, dois eventos alusivos à Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas – PREVIDA, com o tema “Internet e outras Dependências – Todos pela Prevenção”, promovidos em parceria com o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – CONESD e a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado Paraná – SESP/PR, e com o apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná – FEMPAR.

Os eventos consistirão em painéis e palestras que serão ministradas no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Paraná, para os quais todos os integrantes do MP-PR estão convidados a participar, sem ônus para a Instituição. No dia 22 de junho o Promotor de Justiça Fábio Rodrigues Franco Lima, de São José dos Campos/SP, tratará do “Papel da Justiça na Atenção às Drogas: Projeto Comarca Terapêutica”, e a doutora Cineiva Campoli Paulino Tono exporá o tema “Análise dos riscos e efeitos nocivos do uso da internet”. Já no dia 24 de junho serão expostos dois painéis: o primeiro, tratando da “Evolução do problema Alcoólico”, pelo psiquiatra Dr. Dagoberto Hungria Requião, “O álcool no ambiente profissional – a importância da prevenção”, por Fábio Fontoura, Coordenador do Programa Cuide-se+, do Serviço Social da Indústria do Paraná – SESI/PR e “O impacto do consumo do álcool nas mulheres”, pelo psiquiatra Dr. Ricardo Luiz Malina Losso, e o segundo abordando o “Projeto Justiça e Sobriedade no Trânsito – Exemplo de Boa prática na Comarca de São José dos Pinhais”, coordenado pelo Juiz da 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais, Augusto Gluszczak Junior e pelo Promotor de Justiça João Milton Salles.

As palestras, cuja programação segue abaixo, objetivam aprimorar a capacitação dos membros e servidores do Ministério Público do Estado do Paraná e das demais pessoas interessadas no tema para o enfrentamento à drogadição e integrarão as atividades promovidas em todo o Estado durante a Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas – PREVIDA, constituindo uma ferramenta para a consecução das metas do Projeto SEMEAR – Enfrentamento ao Álcool, Crack e Outras Drogas, que preconiza a capacitação permanente para a qualificação da atuação institucional na matéria.

 


PROGRAMAÇÃO

Dia 22 de junho de 2015 – segunda-feira

13h | Credenciamento

13h30min | Abertura do evento

Samia Saad Gallotti Bonavides

Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos. Coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF/MPPR. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Foi reitora da UNESPAR, sendo professora há 23 anos na UEMP, onde leciona Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil. Coordena o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPR desde 2008.

Cristina Corso Ruaro

Promotora de Justiça. Assessora de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça do MPPR. Coordenadora do Comitê do Ministério Público do Estado do Paraná de Enfrentamento às Drogas e do Projeto Estratégico SEMEAR – Enfrentamento ao Álcool, Crack e outras Drogas. Integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais do MPPR e Conselheira do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – CONESD.

14h | Palestra: “Análise dos riscos e efeitos nocivos do uso da internet”

Cineiva Campoli Paulino Tono

Doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2003), Especialista em Informática na Educação pelo CEFET-PR (1997), em Farmacologia pela UFPR (1998) e em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela UFPR (2009), Bacharel e Licenciada em Química pela UFPR (1990). 

15h15min | Questionamentos e debates quinze minutos antes do término da exposição

15h30min | Palestra: “Papel da Justiça na Atenção às Drogas: Projeto Comarca Terapêutica”

Fábio Rodrigues Franco Lima

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e Coordenador do Projeto Comarca Terapêutica, de São José dos Campos.

16h45min | Questionamentos e debates quinze minutos antes do término da exposição

17h | Encerramento


 

Dia 24 de junho de 2015 – quarta-feira

“O Consumo de Drogas Lícitas: Os Desafios da Prevenção do Uso, Abuso e da Dependência de Bebidas Alcoólicas e o Papel da Justiça Quando o Lícito Torna-se Ilícito”.

8h30min | Abertura do evento

Gilberto Giacoia

Procurador-Geral de Justiça. Presidente do Comitê do Ministério Público do Estado do Paraná de Enfrentamento às Drogas. Possui graduação em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (1979), doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorados pelas Universidades de Coimbra e de Barcelona. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Paraná.

Samia Saad Gallotti Bonavides

Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos. Coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF/MPPR. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Foi reitora da UNESPAR, sendo professora há 23 anos na UEMP, onde leciona Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil. Coordena o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPR desde 2008.

Rosane Ferrante Neumann

Diretora do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná – SESP/PR e nomeada Presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado do Paraná.

 

9h15min | Primeiro Painel

Coordenadora de Mesa

Cristina Corso Ruaro

Promotora de Justiça. Assessora de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça do MPPR. Coordenadora do Comitê do Ministério Público do Estado do Paraná de Enfrentamento às Drogas e do Projeto Estratégico SEMEAR – Enfrentamento ao Álcool, Crack e outras Drogas. Integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais do MPPR e Conselheira do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná - CONESD.

Palestra: “A Evolução do Problema Alcoólico”

Dagoberto Hungria Requião

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1971). Professor da Cadeira de Psiquiatria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, há 32 anos. Tem Título de especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira/Associação Brasileira de Psiquiatria. Atua em atividade particular como psiquiatra clínico e psicoterapeuta, nos campos da dependência a drogas, transtornos da ansiedade, depressivos e transtornos psicóticos. É Diretor da CIPAE- Consultoria para Implantação de Programas de Prevenções em Empresas e Escolas.

10h |               Palestra: “O álcool e o ambiente profissional – a importância da prevenção / Programa Cuide-se+”

Fabio Fontoura

Coordenador de Projetos de Articulação Estratégica e Inovação Social do Serviço Social da Indústria – SESI/PR e do Programa Cuide-se+.

10h30min |     Palestra: “O impacto do consumo de álcool nas mulheres”

Ricardo Luiz Malina Losso

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2002), residência médica em Psiquiatria pela PUCPR, pós-graduação em Dependências Químicas e Mestrado em Ciências da Saúde pela PUCPR. Atualmente é médico psiquiatra do Departamento de Política sobre Drogas da Prefeitura Municipal de Curitiba. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria.

11h |               Abertura para questionamentos e debates

11h30min | Segundo Painel

Coordenador de Mesa

Eduardo Alfredo de Mello Simões Monteiro

Promotor de Justiça da 6ª Promotoria Criminal de Curitiba e Conselheiro do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná - CONESD.

Apresentação do Projeto “Justiça e Sobriedade no Trânsito” – Exemplo de boa prática na Comarca de São José dos Pinhais

Augusto Gluszczak Junior

Juiz da 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais. Coordenador do Projeto “Justiça e Sobriedade no Trânsito”.

João Milton Salles

Promotor de Justiça da Promotoria de Inquéritos Policiais - PIP de São José dos Pinhais.

Carlos Augusto Silva Moreira Lima

Defensor Público em São José dos Pinhais.

Fabiano Xisto Correia

Psicólogo integrante da Divisão de Apoio Pedagógico, Estudos e Pesquisas da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran/PR.

Gerson Teixeira

Soldado do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar do Paraná, formado em Administração e pós-graduado em Trânsito.

Giovani de Souza

Diretor Geral do Hospital Municipal de São José dos Pinhais - Especialista em Desenvolvimento Regional e Local de Cidades pela UFPR - Especialista em Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico; Gestor Público há 16 anos - Secretário Municipal em São José dos Pinhais por 7 vezes.

Hugo Nascimento Rezende

Psicólogo - Integrante da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais - Divisão Educação para o Trânsito.

Roberto Canto

Psicólogo - Agente Profissional da Secretaria de Segurança Pública - Pós-Graduado em Administração Pública.

12h30min | Encerramento

 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem