• Criminal

Informativo 335 - Computação Forense

 

Dicas da Perícia ?

COMPUTAÇÃO FORENSE

00/10/2015

Fraude em Licitação

Foram encaminhados pelo Ministério Público 4 (quatro) mídias de armazenamento computacional - HD referentes a busca e apreensão em 4 alvos suspeitos de fraudar licitações. O objetivo era identificar o conluio para fraudar a licitações através do direcionamento de editais e formação de cartéis de empresas. Os quesitos apresentados foram no sentido de se identificar arquivos com conteúdo referente a licitações e possível relação entre os alvos.

Os HD´s foram encaminhados ao Setor de Computação Forense para os procedimentos periciais durante os quais foram identificados diversos arquivos de texto e conversas de Skype referentes a licitações, bem como foi possível identificar o pendrive utilizado para transferir arquivos.

Como resultado, com base em metadados dos arquivos, foi possível identificar e traçar todo o caminho de criação, modificação e impressão dos arquivos mostrando o possível conluio entre empresas e servidores públicos.

Metadados em documentos e planilhas são de particular interesse para perícia uma vez que podem conter quantidades consideráveis de informações de autoria e criação do arquivo: nome, empresa, computador, revisões, impressão entre outros. Vale ressaltar que várias versões do Office permitem a remoção de dados pessoais de documentos do Office e planilhas.

Neste caso, como os quesitos eram direcionados especificamente a arquivos, foi importante o promotor de justiça ter incluído um quesito genérico “outras considerações que os peritos julgarem pertinentes” o que possibilitou a inclusão das conversas de Skype e identificação do pendrive utilizado para transferência de arquivos.

Ressalta-se também o zelo do promotor de justiça em encaminhar o material acompanhado da autorização judicial de quebra do sigilo de dados e telemático, o que possibilitou o aprofundamento na análise de todos os dados armazenados nas mídias de armazenamento computacional e o encaminhamento das conversas via Skype.

 
 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem