• Criminal

14ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla)

ENCCLAA 14ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) anunciou, na noite do dia 01/12/2016, em Natal, as ações propostas para o enfrentamento desses crimes em 2017. Entre as 11 ações definidas pelos mais de 70 órgãos que atuam coordenadamente, estão criar instrumentos que façam avançar a cooperação jurídica internacional, permitindo a formação de equipes conjuntas de investigação transnacional nas áreas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro; elaborar diagnóstico sobre a atual conjuntura da utilização de moedas virtuais e meios de pagamento eletrônico e ampliar o compartilhamento de dados para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.
 
O secretário Nacional de Justiça e Cidadania, Gustavo Marrone, disse que a plenária final legitima todo o processo de construção e de orientações que são feitas na Enccla e tem todo o escopo para que se reivindique que essas ações sejam implantadas e aprovadas nos órgãos legislativos. “Esses quatro dias mostraram que é preciso continuar trabalhando contra a corrupção, propondo sempre melhorias a esse sistema de prevenção, seja na questão do controle ou legislativa”, disse.
 
Os participantes da Enccla elaboraram ainda um manifesto lamentando a rejeição da Câmara de algumas medidas de combate à corrupção que partiram da Estratégia.
 
Instituída pelo Ministério da Justiça e Cidadania em 2003, sob a coordenação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania (DRCI/SNJC), a Enccla é formada por mais de 60 órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil, que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. A Estratégia intensifica a prevenção a esses crimes porque soma a expertise de diversos parceiros em prol do Estado brasileiro.
 
 
 
 
 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem