• Criminal

[Minicurso] 3º Módulo: Violência Sexual na Perspectiva da Sociedade e da Família

Banner do evento

A Escola Superior, com apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOPCAE), vem realizando o mini-curso on-line "Atuação integrada para a responsabilização dos autores de violência sexual e a proteção das crianças e adolescentes vítimas de crime".

Trata-se de um aprofundamento conceitual do fenômeno da violência e suas interfaces e a necessidade de articulação e integração entre a proteção (Justiça da infância) e a responsabilização (Justiça criminal). O objetivo é a construção de uma abordagem e atendimento à vítima que garantam a aplicação da Lei Nº 13431/2017, num modelo que  esteja em consonância com as regras técnicas e legais que seriam desejáveis, de modo a garantir os direitos fundamentais da criança ou adolescente vítima de violência sexual.

No dia 07 de julho de 2021 houve o terceiro módulo do mini-curso, no qual foi tratado a Violência Sexual na Perspectiva da Sociedade e da Família. Foram trabalhados os fatores socio culturais dos fenômenos da violência sexual (Machismo, Misogenia, racismo, adultocentrismo); função familiar do abuso sexual da criança e adolescente; a figura da mãe no contexto do abuso sexual intrafamiliar; a figura do abusador no contexto do abuso sexual intrafamiliar e a importância da detecção de uma pessoa de confiança no âmbito da família.

As expositoras foram as psicólogas Patrícia Lages Prata Lima e Karen Richter Pereira dos Santos Romero do NATE/CAEX. Mediando esse encontro o Dr. Marcelo Adolfo Rodrigues, Promotor do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, do Júri e de Execuções Penais.

Visando um melhor aproveitamento das reflexões propostas no curso, foram enviados como sugestões de materiais a serem acessados previamente ao módulo. Trata-se de 3 vídeos curtos (total de aproximadamente 7 minutos) em inglês, porém fundamentais para as discussões tratadas (para acessá-los clique aqui). Enviamos também um link de vídeo correlato no YouTube, com a possibilidade de legendas em português (para acessá-lo clique aqui).

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem